Postagens populares

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Correção da unidade 1


6º ano (pág. 8, 9 e 10)
1-    As principais características dessa fase foram basicamente o crescente interesse dos artistas na representação naturalista da figura humana e a utilização de formas idealizadas de homens e mulheres em movimento.
2-    Praxíteles foi o primeiro a introduzir o nu feminino em escala natural com sua Afrodite de Cnido. Fídias foi autor de Zeus Olímpico e da estatua da deusa Atena no Pártenon, entre outras obras.
3-    Resposta individual.
4-    Resposta individual.
5-    Dórico: simples, rústico e monolítico, passava a idéia de solidez e de imponência.
Jônico: com o  fuste mais delgado, o capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas.
Coríntio: caracterizado pelo excesso de detalhes, o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas.
6-    A principal característica da arquitetura desse periodo é o senso absoluto de organização e equilíbrio.
7-    Resposta individual.
8-    1. Geométrico
2. Arcaico   
3. Clássico

7º ano (pág. 9 e 12)
1-      Há o predomínio do emocional sobre o racional(arte renascentista); há busca de efeitos decorativos e visuais por meio de curvas e colunas retorcidas; a arquitetura, a pintura e a escultura estão interligadas; há presença de muito contraste de luz e sombra, a valorização das cores e o uso da perspectiva.
2-      Mitologia, passagens da Bíblia e da história da humanidade, a vida da nobreza e do povo simples, o cotidiano da burguesia, retratos, naturezas-mortas, entre outros.    

3-      Os rostos demonstram tristeza e sofrimento. A parte mais iluminada é a imagem de Cristo depois a das outras personagens. As principais características do Barroco são o tema religioso, os contrastes de claro e escuro, que dão às obras o efeito de volume e profundidade, a dramaticidade da cena, buscando demonstrar os gestos e os sentimentos humanos. Composição em diagonal.

4-      Resposta individual.
5-      As esculturas desse período, rebuscadas e detalhista, expressam a vida do ser humano e mostram rostos marcados pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando movimento exagerado. Predominam as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
6-      As igrejas do Barroco eram construções monumentais porque a igreja Católica queria, por meio destas construções, criar o efeito de intensa emoção e grandeza, proclamando, assim, o triunfo de sua fé para reconquistar seus fiéis.     
7-      A escultura representa traços contorcidos dando a impressão de movimento, o rosto da personagem apresenta expressão de sofrimento. O tema é religioso.

Um comentário:

  1. tia estou precisando estudar cade as respostas da atividades do 6ºano A
    bjs

    ResponderExcluir